Vocês já ouviram falar sobre CARVÃO ATIVADO?

É muito usado no OIL PULLING (uma técnica em que se lava os dentes com bochechos com uma mistura de óleo de coco, por exemplo, muito usado na medicina Aiurvédica) e popularmente conhecido por desintoxicar o corpo de toxinas, facilitando nosso corpo a manter embora sem absorvê-los.

Uma das formas mais populares do uso do carvão ativado é dando suporte ao tratamento de superdoses de medicamentos, por exemplo, e também, para reduzir gases intestinais, diminuir colesterol e até ressaca.

O carvão ativado atua segurando as toxinas em seus muitos mini-poros. Não absorve toxinas! Ele atua no processo chamado ADSORÇÃO.

 Adsorção é a adesão de moléculas de um fluido (o adsorvido) a uma superfície sólida (o adsorvente); o grau de adsorção depende da temperatura, da pressão e da área da superfície – os sólidos porosos como o carvão ativado são ótimos adsorventes, por exemplo.

Ou seja, a reação química acontece se ligam à superfície. Os poros do carvão ativado têm carga elétrica negativa que, quando em contato com toxinas com carga elétrica positiva e fases, eles se ligam a isso.

Importante reforçar que o carvão ativado não é o mesmo carvão usado no churrasco, tá? Esse carvão usado em churrasco é cheio de toxinas e substancias químicas e NUNCA deve ser consumido!

Ao usar o carvão ativado, DEVE-SE BEBER muita água ao dia, no mínimo 2 litros! O uso do carvão ativado pode causar desidratação. Além disso, é preciso água pra ajudar o corpo a mandar embora as toxinas.

Alguns benefícios do carvão ativado:

  1. Alivia gases e barriga estufada

Estudo do American Journal of Gastroenteroly encontrou que o carvão ativado ajuda a prevenir os típicos fases e formação de gases que ocorre após comer. Dosagem media utilizada é de 500mg uam hora antes de uma refeição em que se sente maior formação de gases (com ao menos 350ml de água).

2.        Ajuda a limpar MOFO

 E não estou falando da casa! Estou falando de mofo em nosso corpo.

Muita gente não sabe, mas podemos carregar grandes quantidades de mofo em nosso corpo, podendo levar a depressão, problemas renais e hepáticos, irritação nos olhos, dor de cabeça, vômitos, disfunção de sistema imunológico e severos problemas respiratórios.

Ventilação pobre em alguns ambientes, casas que foram inundadas ou parcialmente inundadas, paredes mofadas por infiltração, tudo isso pode levar a problemas de mofos em residências.

Então, se você ou alguém de sua família mora em ambiente com mofo, cuidado. Tente limpar isso de sua casa o quanto antes (com proteção, claro) e procure ajuda nutricional pra um processo de detoxificação completa. Toxinas ambientais (já falei várias vezes aqui e nas minhas mídias sociais) são gatilhos sim pra doenças, até mesmo as doenças autoimunes (caso a pessoa carregue o gene da autoimunidade).

E uma das estratégias usadas pelos nutricionistas nesses casos é o carvão ativado, mas não sozinho, fazendo parte complementar de toda estratégia (não adianta usar carvão ativado e não resolver a causa nesses casos, que é o contato com o mofo).

3.Suporte à melhor digestão

Ajudando a remover toxinas que causam reações alérgicas, danos oxidativos e piora do sistema imunológico. Ajudando nessa remoção, podemos melhorar nossa geração de energia, reduzir dores articulares e melhorar função de sistema nervoso.

Toxinas ambientais, incluindo pesticidas, substancias químicas na água, exposição a mofo e etc., criam um ambiente toxico em nosso corpo. Por isso, é importante termos um cardápio CRONICAMENTE detox, cuidar da água que bebemos e dar suporte ao nosso corpo se limpar diariamente. Para ajudar nesse processo, o carvão ativado pode ser usado para uma LIMPEZA MAIS PROFUNDA do sistema digestório, mas não mais do que 2 dias consecutivos! Costumo usar um protocolo de 10 gramas, 90 minutos antes das 3 refeições principais, por 2 dias.

Durante essa limpeza, é importante consumir ORGANICOS, e de preferência, baixo (ou nenhum) consumo de proteínas animais. Uma sugestão que sempre faço aos clientes (e que faço pra vocês) é seguir o cardápio de 7 dias PLANT BASED, como o proposto na nossa nova série DETOX 7 DIAS COM COMIDA VIVA. E nos 2 primeiros dias, seguir o protocolo do carvão ativado que acabei de propor.

E claro, MUITA ÁGUA! Começar o dia com água morna, limão e pitada de sal rosa pode também ajudar aos mais estressados ou quem tá sofrendo com intestino preso.

4.        Ação Anti-Aging

Carvão ativado ajuda a prevenir danos celulares de fígado e rins, assim como dar aquela força às glândulas adrenais.

Envelhecer é parte natural de nosso processo aqui na vida na Terra, mas acelerar o envelhecimento e danos celulares parede que estamos expert a cada dia! Nos intoxicamos, engolimos a comida e comemos sem planejamento, sem consciência, ficando horas na frente do computador e com pouco movimento, com estagnação de energia, de fluxo sanguíneo, estressados e desidratas (ar condicionado impacta nisso também!).  Usar carvão ativado junto com um planejamento completo de suporte á melhor qualidade de vida ajuda a fluir melhor as toxinas, as mandando embora, melhorando limpeza corporal e evitando que essas toxinas agridam cada vez mais nossas células.

Acumular toxinas no corpo acelera o envelhecimento, ok?

Para esse fim, geralmente usamos uma ou duas capsulas de 500mg de carvão ativado após exposição a alimentos com agrotóxicos, refeição pesada ou contato com derivados de plástico (por exemplo, aquelas comidas requentadas em avião, urg). Mas lembrem-se: isso é paliativo e não deve ser feito com frequência. O ideal é mudar hábitos mas ter o carvão ativado nessas situações.

O uso continuo do carvão ativado pode levar a problemas sim, e por isso, não deve ser consumido sem previa orientação e em grandes quantidades.

O uso pode interferir na absorção de nutrientes e impactar na efetivamente de alguns medicamentos, como teofilina, naltrexone, bupropiona, morfina, antidepressivos e etc.

Onde adquirir?

Nos EUA a facilidade para encontrar o carvão ativado é enorme, por aqui, tem algumas poucas empresas que o comercializa em capsulas (façam uma busca no Google), mas eu, particularmente, quando recomendo, formulo em farmácias de manipulação e oriento bem meu cliente para seu uso.

Por isso, converse com seu nutricionista a respeito, ok?

Coma algo saudável pela gente!

Equipe Coma Algo Saudável por Mim

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram
Email