Use a lei de Pareto para emagrecer (lei do 80/20)

Como assim dá pra emagrecer sem precisar deixar de comer o que eu gosto?

Antes de mais nada…um pouco de economia

Bom…poucos de vocês sabem, mas eu sou formada em Economia. Para mostrar que consigo usar muito do conhecimento de outras áreas no seu emagrecimento, decidi juntar os dois temas. Então vamos falar do senhor Vilfredo Pareto, um italianão porreta, que enunciou uma lei (uma das mais antigas da economia) FUDIDA que muita gente vem empregando em diferentes esferas da vida: pra fazer anúncio no Instagram, pra calcular rentabilidade de empresas, e, agora, para te ajudar a emagrecer. UHU!!!

A Lei de Pareto

O princípio de Pareto divide as causas e consequências em uma proporção de 80/20. Para resumir aqui no ponto que eu quero chegar para você emagrecer: o que você fizer em 80% do tempo, vai determinar o seu sucesso do seu emagrecimento. Isso significa que você pode abrir suas exceções, desde que elas somem 20% dos “erros”.

Um pouco de matemática

Fazendo contas: se uma semana tem 7 dias e você é regrado de segunda a sexta, mas de sábado e domingo você perde as estribeiras, você fez errado em quase 30% do tempo. Por isso o seu progresso é lento, ou nulo.

Se você pensa que “só” 2 dias não vão fazer a diferença, a matemática e o Vilfredo estão aí para te fazer colocar a mão na consciência e repensar se talvez não valha a pena você dar uma segurada na hora de sair comendo tudo o que vê na frente só porque é sábado ou domingo (ah! Fora que seu corpo nem sabe que é sábado ou domingo…ele continua fazendo o trabalhinho dele de processar as calorias do mesmo jeito que de segunda a sexta, ou seja…)

(ah! (2) Fora que normalmente tem muita gente que começa a chutar o balde já na sexta, ou seja, os 30% sobem para quase 43%.)

Quando e quanto

Quando eu falo que dá pra ser magro comendo hambúrguer, tomando vinho, comendo brigadeiro, ou comendo qualquer coisa que você não viva sem (mas que você sabe que vai segurar o ponteiro da balança), é disso que estou falando. Você tem que prestar atenção na FREQUÊNCIA e na QUANTIDADE que você come disso.

Te deixo uma #DicaDaSamia

Eu particularmente amo doces, adoro cerveja, adoro hambúrguer com batata frita e falo com muito orgulho que eu não fico sem nada disso. Mas como eu consigo fazer isso e ainda assim pesar 58Kg? Simples: usando esta dica que vou te dar agora, que depois de dar muitas cabeçadas eu finalmente percebi que esse é o segredo de emagrecer e continuar magra. Hoje eu falo que essa dica é uma das mais valiosas que eu posso te dar. Então USE-A!

Programação sempre!

Por exemplo: eu sei que sábado eu tenho um casamento e vou querer beber umas tacinhas de vinho e comer docinhos, então eu guardo esta data na minha agenda mental e se aparece um bolo de cenoura na minha frente na quinta-feira, eu não como. Se eu tenho um happy hour na quarta, eu vou e não bebo. Faço isso porque eu já tenho uma data para a minha exceção, então todos os meus outros dias serão a minha regra, que é seguir o cardápio da minha nutri, cheio de comida deliciosa e saudável, porque eu sei que sábado eu vou dar uma escapada. E assim eu vou fazendo e eu garanto que dá super certo.

Fazendo assim, você não precisa abrir mão de comer nada que você gosta, e ainda consegue emagrecer. Exige esforço? Sim! Você vai ter que falar alguns nãos no meio do caminho, mas ao mesmo tempo você sabe que tem uma gostosura te esperando muito em breve.

Agora se você abrir uma exceção todo dia, você concorda comigo que você ultrapassa os 20% rapidinho? E vamos combinar que 20% é uma margem bem boa, ou você nunca comprou um sapato que estava bem mais barato com 20% de desconto? 😉

Super beijo e até a próxima,

Samia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram
Email