Requeijão Cremoso Caseiro

Requeijão é top 10 na geladeira dos brasileiros, seja para passar no pãozinho de manhã, na torrada do lanche da tarde ou ar aquela incrementada no macarrão. 
Sabemos que as versões industrializada nem sempre são as melhores opções, são muitos aditivos adicionados, assim como amido para engrossar e algumas versões, acreditem te glúten e vamos combinas, isso é um perigo para os pacientes celíacos e intolerantes, pois requeijão é um alimento naturalmente sem glúten. 
Ele é  elaborado através da coagulação do leite, completada pela ação de bactérias lácticas específicas com adição de creme de leite. – (Ou seja: leite, fermento lácteo e creme de leite). 
Portanto, olhe o rótulo e veja se tem esses ingredientes e somente esses, nada mais!
Nossa dica é fazer o seu. Pratique cozinhaterapia e saiba exatamente o que esta comendo.
Aprenda a fazer um delicioso, requeijão cremoso caseiro.
Ingredientes:

1 litro de leite integral (tipo A)

2 colheres (sopa) de caldo de limão (1 unidade)

25 g de manteiga em temperatura ambiente (cerca de 1 ½ colher (sopa))

½ colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

  1. Coloque o leite numa panela média e leve ao fogo alto. Assim que ferver, reserve ½ xícara do leite e desligue o fogo. Junte o caldo de limão e misture delicadamente.
  2. Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar – o leite deve formar grumos, com uma parte sólida branca bem visível, imersos num líquido levemente amarelado. Se demorar muito, acenda o fogo novamente e deixe ferver de novo. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar.
  3. Forre uma peneira com um pano de algodão fino ou coador de voal (ou filtro de papel) e coloque sobre uma tigela funda. Despeje o leite talhado na peneira e, com uma colher ou espátula de silicone, pressione a mistura para extrair o máximo de soro.
  4. Transfira o queijo drenado para o liquidificador, junte a ½ xícara (chá) de leite morno reservado, a manteiga e o sal. Bata bem até formar um creme liso – caso necessário, pare de bater e raspe a lateral do liquidificador com a espátula.
  5. Transfira o requeijão para um pote de vidro e deixe esfriar completamente antes de tampar. Leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas para terminar de firmar.

    Dura até 5 dias na geladeira.




Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram
Email