PANC – plantas alimentícias não convencionais

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) estão cada dia mais necessárias de nosso re-conhecimento, consumo e valorização. Afinal, em momentos de transtornos climáticos são elas as que resistem aos maus tempos.
Estão distribuídas em todos os biomas brasileiros, sendo algumas conhecidas e, outras tantas, desconhecidas dos brasileiros. Conceitualmente, as PANCs são espécies de plantas nativas, exóticas, espontâneas silvestres ou cultivadas, presentes em diversas regiões influenciando a cultura alimentar das populações tradicionais e regionais. Estima-se que existam mais de 10 mil espécies botânicas com potencial alimentício no país, mas, com a expansão da migração para o meio urbano, alguns hábitos alimentares se perderam. Essas plantas, que já não fazem parte da cadeia produtiva, nos últimos anos vêm sendo resgatadas pelos pesquisadores e pelos próprios consumidores com muita força na agroecologia, representando um potencial econômico e beneficiando a agricultura familiar, com
importante contribuição para a sustentabilidade e biodiversidade.

E você já fez em sua casa alguma receita com PANCS? Aproveite que nosso site esta cheio de receitas com PANC e diversifique ainda mais sua alimentação.

Essa salada de Quinua com capuchinha é uma delícia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram
Email