O que é cetose? Tem riscos?

Cetose trata-se de um estado fisiológico natural que todo ser humano fica quando passa várias horas sem comer.
Todos os dias, após várias horas de sono você acorda em cetose leve. Este estado se dá quando a liberação de insulina fica muito baixa, caracterizando a ausência da oferta de substrato do seu substrato de energia imediata, o carboidrato, o que indica que é a hora do corpo utilizar sua reserva, que é nossa gordura corporal.

É então que a gordura corporal é quebrada no que chamamos de corpos cetônicos (identificados na urina (acetoacetato), no sangue (beta-hidroxibutirato – BHB) ou na respiração (acetona)) que serão utilizados pelos órgãos e tecidos.
.
Importante: o estado de cetose (natural, fisiológico) é completamente diferente do que chamamos de CETOACIDOSE. Na cetose a quantidade de BHB no sangue raramente ultrapassa 4mml/L, já na cetoacidose esse resultado geralmente esta acima de 15-20mml/L. Isso acontece exclusivamente em diabéticos tipo 1 descompensados.

Mas caso você não seja diabético tipo 1, não há chances disso acontecer. Nem mesmo se jejuar por muito tempo, ou diminuir demais a quantidade de carboidratos por um longo período. Então precisa ficar para trás a ideia de que entrar em cetose é perigoso ou pode ocasionar danos a longo prazo. Se isso fosse real não teríamos sobrevivido ao longo de milhares de anos, já que nem sempre a oferta de alimentos foi tão acessível.

Entenda um pouco mais sobre dieta cetogênica, neste podcast

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram
Email