Low Carb Ou Low Fat: qual melhor estratégia pra perder peso?

Emboras estratégia LowCarb (LC) seja uma das queridinhas no consultório, sempre foi-se frisado, de forma bem clara na ciência, que basicamente, qualquer estratégia seria bem vinda, desde que tivesse como base COMIDA REAL, DE VERDADE, DA TERRA, e encaixa-se na rotina pessoal de cada um.

O novo estudo da JAMA, 2018 relata que em um período de 12 meses, com 609 individuos saudáveis, a diferença de PESO entre uma dieta saudável e com baixo teor de gordura (LOW FAT – LF) e uma dieta saudável com baixo teor de carboidratos ( LC) não houve DIFERENÇA na perda de peso.

E em ambas estratégias a SACIEDADE foi atingida, comprovando que não necessária para você se sentir saciado necessite ingerir uma quantidade maior de gorduras. Logo, você não precisa se entupir de gordura caso você não goste dela (tem gente que não gosta)

Sabemos que muitos fatores externos e genéticos podem influenciar um resultado numa pesquisa com estratégias alimentares como por exemplo: pessoas com polimorfismos no gen FABP2 não respondem bem a LC, ja pessoas com resistência insulínica respondem melhor a LC; em contrapartida pessoas sensíveis a insulina respondem melhor a LF; o que não significa que LC não funcione pra essa pessoa, pois funciona também, entende ? Tudo dependerá das PREFERÊNCIAS pessoais.

O grupo LC nesse estudo ingeriu em torno de 100 a 130 g de CARBO, o que é sim LC segundo as revisões sistemáticas; já sabemos que não existe regra com as quantidades e sim individualidade, 5 % ou 40 % de carboidratos podendo chegar ate os 130g não fará muita diferença e tudo depende … Você não precisa viver em 40-50 g/ dia para ser aceito no mundo LowCarb …

As verdades científicas podem ate ser provisórias, transitórias … Mas uma coisa não muda nunca – comida sempre fez e sempre fará bem, desde que nao seja em excesso, desde que seja de verdade e com qualidade ( aqui entra o trigo orgânico a quem não tem intolerância à sua digestão), desde que ela faça bem para sua cabeça, alma e coração …

RESPEITE A INDIVIDUALIDADE, essa é a melhore estratégia a se fazer

Effect of Low-Fat vs Low-Carbohydrate Diet on 12-Month
Weight Loss in Overweight Adults and the Association With Genotype Pattern or Insulin Secretion The DIETFITS Randomized Clinical Trial, JAMA, 2018.

Priscila Antunes
Médica e Nutricionista
Pós graduanda em Endocrinologia
@drapriantunes
www.priscilaantunes.com.br

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