Como se forma um hábito

Somos seres de hábitos. Tudo que fazemos queremos colocar em forma de hábitos, ou seja, no piloto automático. Fazendo assim poupamos muita energia de tomada de decisão. Já pensou se todo dia você tivesse que parar pra pensar: amarro primeiro o cadarço do pé direito ou do esquerdo?
Nosso cérebro resolve isso pra gente transformando essas decisões em hábito, algo que se repete sem a gente ter que pensar. O hábito vem por repetição e ele tem um loop:
– Deixa: é um estímulo (almoçar)
– Rotina: é o seu comportamento (chocolate após o almoço)
– Recompensa: reforça o valor do comportamento (gostinho doce de açúcar)
Se você repete isso dias a fio, você transforma em um hábito. E vejo muita gente com hábitos criados que estão travando o emagrecimento.
É o chocolate depois do almoço, é o doce na TPM…
O bom é que você consegue reprogramar o cérebro e instalar novos hábitos para substituir os que estão te atrapalhando.
Trabalhe na sua ROTINA .
Substitua o seu comportamento.
Depois do almoço, ao invés do chocolate, o que você pode fazer que dá prazer? Tomar um café talvez…
Depois que definiu qual será o novo comportamento, faça repetidamente e você terá um novo hábito. Para comportamentos diários, você consegue instalar o novo hábito em até 21 Dias. 3 semanas e tá feito! Ótimo, né?
Beijos,
Samia

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