Amamentação: muito além de um ato de amor

Amamentação materna tem muitos pontos positivos, além de ser um omento especial para a mãe e filho, a lactação proporciona inúmeros benefícios á saúde das crianças.
Amor, carinho, aconchego, afeto e o fortalecimento de um vínculo entre mãe e filho. Este é um ato de amamentar, que, além de todas essas vantagens, ainda promove diversos benefícios para a saúde da mãe e do filho.
O ato de amamentar favorece o fortalecimento do vínculo entre mae e filho, jáue permite que a criança reconheça o cheiro da mae e seus batimentos cardíacos que ele já estava acostumado a ouvir durante a vida intrauterina.
Com isso, ele associa esse momento de calma, de sossego, de aconchego e bem’estar ao ato de se alimentar, que passa a ser um momento muito bom. Para a mãe, será um prazer estar em contato com com seu filho.
Além de ser um ato de amor, a amamentação garante a saúde das crianças e ajuda imunizá¿lo contra doenças respiratórias, diarreias, doenças cronicas, problemas cardiovasculares e diabetes. O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidas todas as necessidades diárias da criança, para seu completo e correto desenvolvimento. A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional, por conta da forte ligação com a mãe, mais tarde, isso irá ajudá-la no seu relacionamento interpessoal.

Troca Mútua

É sabido que o leite materno é o melhor alimento para criança, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o alimentamento exclusivo até os 6 meses de idade, sem nenhuma necessidade de complementação, e deve ser mantido pelo menos até os 2 anos ou mais. O desmame deve ser natural, de acordo com a mãe e a criança.
O leite materno, além de conter todos os nutrientes adequados para o bebê, tem propriedades que proporcionam um esvaziamento gastrointestinal mais rápido, formando coalhos mais finos e mais digestíveis, e é extremamente importante para a formação do sistema imunológico da criança, pois ele tem 250 tipos diferentes de fatores de defesa contra infecções.
Outro benefício para o bebê esta ligado ao ato de sugar o peito. O desenvolvimento do sistema motor’oral, composto por bochechas, lábios, língua e mandíbula, está diretamente ligado á amamentação, ou seja, é um importante exercício para criança.
Contudo, a amamentação não traz benefícios apenas para a criança: o ato também ajuda as mães. É uma troca de benefícios. A lactação auxilia na redução do sangramento pós-parto, liberando um hormônio chamado ocitocina, que permite liberação do leite na mama e contrai o útero, a fim de parar o sangramento. Auxilia na redução de peso, pois a gordura que ela reservou na gravidez para ter energia para produzir o leite passa a ser consumida no aleitamento.

Também é eficiente para prevenir câncer de mama, útero e ovário e reduz a chance de osteoporose na mulher. Por último, a mulher que amamenta regularmente está protegida de uma nova gravidez, pois este ato tem efeito anticoncepcional, desde que praticado regularmente.

Além de todos os benefícios citados acima, o leite materno é de graça. O alimento esta sempre pronto, na temperatura ideal, e é melhor alimentação que a criança pode receber.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram
Email