A “moda” do Jejum Intermitente: funciona mesmo?

A “moda” do Jejum Intermitente: funciona mesmo?
Antes de mais nada, vamos entender o que é o jejum intermitente.

O que é jejum intermitente? 

O jejum intermitente é uma estratégia nutricional de jejum programada, embora muito na moda agora é uma pratica milenar existente em várias culturas. Ele estimula alguns fatores transcricionais do organismo, estimulando por exemplo a queima de gordura.

Por que razão o jejum intermitente ajuda no controle e diminuição do percentual de gordura?

Como dito acima o jejum estimula alguns fatores como SIRT-1 e CPT-1 que são fatores bem importantes na oxidação de gordura. Quando se aumenta SIRT-1 ela aumenta PGC1alfa, que aumenta a capacidade de detoxificação e consequentemente aumenta a oxidação de gordura.

A partir de quantas horas sem se alimentar é considerado jejum intermitente?

Existem várias estratégias e isto vai depender de paciente para paciente, 12h,14h, 16h, 18h e 24h são as estratégias mais usadas, pode ser feito 1, 2 ou 3x na semana.

Em quais casos o jejum intermitente é indicado?

A indicação do jejum é muito individual, depende muito de paciente para paciente, é muito importante que este paciente já tenha uma consciência alimentar, que já tenha entendido o que significa seguir um planejamento alimentar saudável. Além disso a avaliação do profissional de saúde é de extrema importância para entender como esta a capacidade detoxificante deste paciente, qual perfil genético do paciente e principalmente e acima de tudo se a alimentação saudável faz parte da vida dessa paciente, ou seja, se ele tem um bom consumo de gorduras de boa qualidade, proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico e se tem costume de tomar água e chá.

De acordo com estudos na área, ele é indicado para pessoas que buscam redução do percentual de gordura, melhora de foco e concentração, melhora dos níveis hormonais, principalmente leptina, insulina, testosterona e GH. Com isso a melhora em quadros de diabetes e dislipidemias.

Apesar de ser chamado de “jejum”, existe algum tipo de alimentação que pode ser feita? (suco verde, sopa, etc)

Apenas chá, água e café todos sem açúcar.

Nutri Ana Paula Martins

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram
Email